Hemose realiza workshop sobre o sangue e seus componentes

Nesta quinta-feira, 8, a partir das 8h30, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) realiza o 1º I Workshop Hemoterapia. O vento tem como objetivo levar esclarecimentos sobre o sangue, doenças, tratamentos e processos de produção – hemácias, plaquetas e plasma. A atividade de promoção à saúde que acontece no auditório do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no Centro Administrativo Governador Augusto Franco dará inicio a programação em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado no dia 25 de novembro.

De acordo com o biomédico, Weber Santana Teles, o evento realizará uma abordagem cientifica do sangue ao falar das hemoglobinopatias e coagulopatias hereditárias. “Falamos muito da doação de sangue e não discutimos sobre as doenças originarias a partir de uma alteração dos glóbulos vermelhos e a ausência de alguma proteína do sangue”, explica ao acrescentar. “O propósito do workshop é apresentar o sangue em suas especificidades, abordando as doenças e os tratamentos realizados com a transfusão sanguínea”, ressalta.

O workshop tem como público alvo, médicos, enfermeiros, técnicos e estudantes da área de saúde. A atividade visa apresentar os serviços realizados no hemocentro de Sergipe, a exemplo do atendimento ambulatorial a portadores de doenças do sangue, coleta, operacionalização de equipamentos nos processos de produção, testes pre-transfusionais e análises sorológicas, além do manejo de resíduos produzidos pelos laboratórios.

As temáticas serão apresentadas por profissionais do hemocentro, a médica hematologista, Lourdes Alice Marinho – Terapêutica transfusional das hemoglobinopatias; a biomédica, Ana Paula Prata – Conceitos básicos e aplicados em imuno-hematologia; administradora e engenheira clinica, Rita de Cássia Farrapeira – Gestão de equipamentos em banco de sangue; e o químico industrial, Jefter Costa Oliveira – Manejo de resíduos de serviços de saúde.

Atendimento

O sangue coletado, fracionado e dispensado no Hemose atende pacientes oncológicos, portadores de doenças hematológicas, renais, vítimas de atropelamento por automóveis e motocicletas que sofrem grandes sangramentos, assistidos na rede hospitalar do Estado. Para mais informações basta entrar em contato com a gerência do Ambulatório do Hemocentro de Sergipe, através do telefone: (79) 3225-8000 e 3225-8046.