Capacitação: Hemose leva orientações sobre protocolos para transfusão de sangue
A prescrição, preparação e a aplicação do sangue seguem protocolos que visam garantir a segurança transfusional do paciente. Com esse objetivo a gerência da Hemorrede do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), realizou na segunda-feira, 18, um treinamento sobre o ato transfusional, para enfermeiros e enfermeiros residentes no Hospital Universitário de Lagarto.
Na ocasião, o enfermeiro Rodrigo Damasceno ressaltou a necessidade do cumprimento dos procedimentos técnicos e fluxos para amenizar possíveis reações à aplicação da bolsa de sangue. Segundo ele, a capacitação é um instrumento para preparar o profissional a fazer de forma correta as práticas sanguíneas, conforme preconizado pelas normas técnicas e legislações do Ministério da Saúde (MS) e Agência
Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
“É importante que cada unidade hospitalar que possui uma agência transfusional, também tenha um comitê multidisciplinar para discutir os processos que envolvem a hemoterapia”, pontuou ao ressaltar a importância dos registros técnicos. “O profissional deve fazer o monitoramento do paciente e deve está apto a fazer uma intervenção, no caso de haver uma reação a transfusão”, alertou o enfermeiro.
O treinamento cumpre o planejamento estratégico relativo ao Plano de Qualificação Estadual da Hemorrede. De acordo com a gestora do serviço, Mariamalia Newton Andrade durante as inspeções realizadas nos hospitais e maternidades é feito levantamentos das necessidades do serviço e dos profissionais. “Buscamos realizar um trabalho em parceria, o Hemocentro coordenador, responsável pela política de sangue noEstado e as unidades hospitalares, que prestam assistência direta aos usuários do Sistema Único de Saúde”, explicou.
Satisfeita pela parceria a enfermeira do Hospital Universitário, Luana Alves agradeceu a equipe pela oportunidade da troca de informações e, também de esclarecer dúvidas. “Esse momento foi muito positivo”, elogiou. “Quero, antecipadamente solicitar, outro treinamento para os profissionais do hospital, que não puderam se fazer presente, hoje em função das suas atividades no atendimento aos pacientes”, comunicou.
Cronograma
Os treinamentos para atualização e capacitação dos profissionais que trabalham diretamente com a infusão do sangue prosseguirão nos Hospitais Regionais de: Itabaiana, Propriá, Estância, Nossa Senhora do Socorro e Nossa Senhora da Gloria, dentre outras unidades de assistência e saúde.