Doador do Futuro do Hemose promove educação para doação de sangue

Cerca de 50 estudantes do Serviço Social do Comércio (SESC), unidade Siquera Campos em Aracaju, participou de uma visita técnica ao Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). A iniciativa integra o projeto ‘Doador do Futuro’ e tem como objetivo promover a conscientização do público infanto-juvenil sobre a importância da doação de sangue.

O Doador do Futuro é desenvolvido através de palestras educativas, visitas técnicas e atividades lúdicas nas escolas e tem como público alvo alunos na faixa etária de 10 a 16 anos de idade. Outra proposta do projeto diz respeito ao envolvimento de educadores, na formação de agentes multiplicadores para futuros doadores de sangue. “Com esse trabalho, o Hemose estimula a formação de adultos comprometidos com a solidariedade e com a vida do próximo”, ressaltou a assistente social Rozeli Dantas, gerente de Captação da unidade.

Durante a visita ao hemocentro o grupo passou pelo ciclo do doador, composto pelo cadastro, pré-triagem, triagem clinica e coleta. Em cada setor, os pré-adolescentes foram recepcionados por profissionais da saúde, como técnico de enfermagem, enfermeiros, biomédicos e médicos, que prestaram informações relativas aos procedimentos.

Na última etapa da visita, a sala de coleta, o grupo recebeu orientações sobre o processo de verificação do documento de identidade e a conferência do kit, utilizado  para coleta da bolsa, com até 450 ml de sangue. “Aproveitamos para explicar que todo o trabalho visa garantir a proteção do doador e a segurança do paciente que vai receber o sangue através da transfusão nos hospitais”, explicou a enfermeira Jaqueline Lima.

Doador do Futuro

O projeto é destinado para alunos do ensino Fundamental e Médio das escolas das redes pública e privada, além de instituições religiosas. O objetivo é levar informações para os professores sobre a doação de sangue e sua importância, para que eles repassem aos alunos em atividades em sala de aula. Mais informações sobre os serviços, através dos telefones: (79)3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174, além do e-mail: ssocial.hemose@fsph.se.gov.br.