Gestores do Hemose e dos hospitais discutem procedimentos hemoterápicos

Uma reunião coordenada pela gerência da Hemorrede do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) apresentou um relatório das visitas técnicas realizadas em hospitais e maternidades do Estado, no primeiro quadrimestre de 2019. O encontro na última quinta-feira, 25, reuniu gestores e representantes dos hospitais regionais de Itabaiana, Lagarto, Riachuelo, Estância, Propriá, Capela, Nossa Senhora do Socorro e Hospital Cirurgia e São José, esses últimos em Aracaju.

Na oportunidade os gestores foram recepcionados pela diretora geral, da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH) Luciana Déda e a superintendente do Hemocentro de Sergipe, Erivalda Gonçalves Barreto. “Quero desejar um bom trabalho a todos e me colocar a disposição para buscarmos juntos à promoção das melhorias para os serviços ofertados a população sergipana receptora do sangue”, declarou Luciana.

De acordo com a gerente da Hemorrede, Mariamália Newton Andrade a reunião teve como finalidade apresentar o relatório do trabalho de supervisão do serviço de hemoterapia realizado em quatorze unidades hospitalares e maternidades  que realizam procedimentos transfusionais. “Após finalizarmos o primeiro ciclo de visitas técnicas, realizamos essa apresentação onde aproveitamos para discutir as principais não conformidades encontradas. A proposta desse trabalho é construirmos em conjunto um plano de ação de melhoria para esses serviços”, explicou.

Conforme ainda a gestora o trabalho realizado pelo Hemose visa à melhoria e segurança da assistência prestada ao receptor de sangue. “Esses hospitais utilizam o sangue e seus componentes, plaquetas, hemácias e plasma em diversos procedimentos cirúrgicos e, para isso, precisam está adequados às normas técnicas que regulamentam os serviços de hemoterapia”, destacou ao frisar. “Queremos estreitar a parceria com os dirigentes hospitalares, tornando a hemorrede, uma rede de atenção para melhoria da qualidade da hemoterapia do Estado de Sergipe”, salientou Mariamalia.

Durante a reunião os gestores também discutiram questões relativas ao armazenamento e transporte de hemocomponentes, além dos testes para garantir a segurança do paciente durante a transfusão sanguínea.“Essa última apresentação foi para reforçara a importância das técnicas nos testes pre-transfusionais, a identificação de eventos adversos à transfusão e sua notificação junto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa”, concluiu o biomédico Jandson Marques.