Hemose: Doação de sangue fecha no feriado do Dia do Trabalhador e retorna na quinta-feira

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) informa que o serviço de doação de sangue  e o atendimento ambulatorial  funcionam normalmente nesta terça-feira, 30, das 7h30 às 17h, e, na quarta-feira, 1º de maio, feriado do Dia do Trabalhador, não haverá expediente. A liberação de sangue e hemocomponentes para rede hospitalar permanece em regime de plantão 24 horas.

“Queremos contar com o apoio dos doadores  fidelizados no retorno do serviço na próxima quinta-feira, para colaborar com a doação de sangue e recomposição dos estoques de plaquetas, componente do sanguíneo que tem validade de cinco dias”, explicou a gerente de Coleta, enfermeira Florita Aquino ao ressaltar que a doação de sangue deve ser praticada com frequência para manutenção do atendimento da demanda transfusional nos hospitais e maternidades.

A indicação para transfusão de sangue compreende uma série de fatores clínicos como pacientes em tratamento oncológico, renal crônico, portadores de leucemias, cirurgias cardíacas e ortopédicas, recém-nascidos, além de pacientes portadores de doenças hematológicas, a exemplo da anemia falciforme.

Para doar é necessário observar alguns critérios, como estar bem de saúde, ter entre 16 a 69 anos de idade, pesar acima de 50 quilos e apresentar documento oficial, com foto, válido em todo território nacional, pode ser carteira de identidade, carteira de trabalho e carteira de motorista, entre outros.

Preparação

É importante ressaltar alguns cuidados que o voluntário deve adotar na noite anterior a doação de sangue, como por exemplo, dormir pelo menos seis horas e evitar ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação. Já no dia da doação é necessário comparecer ao serviço estar bem alimentado, durante a doação é coletada uma bolsa com até 450 ml de sangue. Mais informações através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.