Campanha do IFS abre calendário de doações de maio no Hemose

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) deu início ao calendário de campanhas do mês de maio para doação de sangue. A primeira ação, realizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) campus de Nossa Senhora do Socorro, contou com a adesão de servidores e alunos do curso de manutenção e suporte em informática.

A gerente de Ações Estratégicas, Rozeli Dantas, informou que a campanha é resultante da parceria entre as instituições. “Realizamos um ciclo de palestra na unidade justamente para sensibilizar toda a comunidade. Esses momentos são essenciais para levarmos as orientações e tirarmos duvidas em relação aos serviços de doação de sangue e o cadastro de medula óssea”, ressaltou.

Os estudantes Nathan Cristopher Andrade Sousa e Leandro Santos Silva realizaram a primeira doação de sangue durante a campanha. “Sempre tive vontade e hoje foi a grande oportunidade. Estou satisfeito por saber que fiz algo bom que vai beneficiar outras pessoas”, disse Nathan. “A doação é tranquila e todos devem vim”, convidou Silva.

Na ocasião Thiago Siqueira relatou que o Instituto Federal tem como pilar a formação técnica de futuros profissionais e também de cidadãos. “Realizamos diversas ações sociais voltadas para cidadania e a doação de sangue é um dos temas transversais trabalhados no campus, cuja finalidade é ajudar a salvar vidas. A campanha busca incentivar nos alunos a cultura da doação regular de sangue”, destacou o profissional.

Ao longo do mês que celebra as mães e as noivas, o hemocentro de Sergipe intensifica as atividades para captação do público feminino. “Temos algumas campanhas agendadas e, já estamos fazendo essa sensibilização para ampliar a adesão das mulheres doadoras de sangue. Lembrando que apenas as gestantes e aquelas que estão no período de amamentação não podem doar por um período de um ano”, salientou a gerente de Captação de Doadores.

Para ser um doador de sangue é preciso estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, ter mais de 50 quilos e apresentar um documento oficial com foto. No dia da doação é importante comparecer ao serviço bem alimentado. Mais informações através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.