Hemose registra 154 doações de sangue em sexta de parcerias solidárias

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) registrou 193 atendimentos com 154 doações de sangue na última sexta-feira, 10, dia dedicado à solidariedade para dezenas de voluntários.  Dentre as ações, os grupos ‘Entre Amazonas e Deusas’ de Estância e ‘UFS até no Sangue’, movimento organizado pelo Diretório Acadêmico de Engenharia Química, Química Industrial e empresa Junior de Física da Universidade Federal de Sergipe.
A gerente de Ações Estratégicas, Rozeli Dantas, explicou que as campanhas de parceiros fidelizados são programadas para acontecer no calendário de maio. “Monitoramos diariamente os estoques e a depender da necessidade agendamos as campanhas para períodos de maior necessidade como na véspera do final de semana”, comentou ao acrescentar. “Conseguimos ultrapassar 120 doações previstas para um”, relatou ao lembrar que devido ao número de pessoas com viroses a população com as condições favoráveis pode procurar o hemocentro para doar. “O envolvimento de todos é fundamental, para manutenção dos estoques de sangues”, ponderou Dantas.
Rayane de Jesus Mendonça do ‘Entre Amazonas e Deusas’, participou pela primeira vez da campanha. “Estou feliz por conseguir doar e ajudar a salvar vidas”, disse.  Responsável pelo grupo Karina Liberal, salientou que a ação entra em seu segundo ano. “Através dessa iniciativa buscamos incentivar a doação de sangue”, confirmou.
Já a campanha da UFS mobilizou pouco mais de 60 acadêmicos da instituição de ensino. De acordo com Samuel Silva Batista da comissão de organização, a proposta da ação é fidelizar o maior número possível de estudantes. “Divulgamos o serviço na universidade para que a cada mês, a campanha estimule a participação de novos alunos e aqueles que já são doadores possam repetir o ato solidário”, destacou o acadêmico de física médica.
Anderson Martins dos Santos acadêmico de engenharia mecânica renovou a doação. “É a segunda doação na campanha da UFS”, contou, enquanto André de Góes, do curso de psicologia, realizou a primeira doação de sangue. “Já havia pensado em doar, hoje foi à oportunidade”, afirmou.
Doação de sangue
Estão aptos a doar sangue candidatos em bom estado de saúde, idade entre 16 a 69 anos, peso acima de 50 quilos e comparecer ao serviço bem alimentado. Menor de 18 anos somente com termo de autorização dos pais ou responsável legal. É necessário portar documento de identidade original, com foto, válido em todo território nacional. Mais detalhes sobre o serviço de doação, palestras e hemotur, através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.