Alunos do Centro de Excelência Vitoria do Santa Maria doam para ajudar colega

Para ajudar no tratamento de uma colega um grupo de estudantes do Centro de Excelência Vitória de Santa Maria em Aracaju, organizou uma caravana para doar sangue. A iniciativa realizada no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) visa colaborar com os estoques da unidade e despertar a cultura da doação regular de sangue entre a comunidade discente e docente.

Lorrana Araújo, estudante do 3º ano do Ensino Médio Contou que decidiu convidar os colegas de sala para ajudar a amiga em função da gravidade do quadro clinico da amiga. “Temos que nos colocar no lugar uns dos outros, acho que esse é o nosso papel enquanto cidadãos”, disse.

No grupo mobilizado pela adolescente solidária, prevaleceu o sentimento de ajudar a amiga internada para tratamento de saúde. “Foi minha primeira doação de sangue. No início fiquei apreensivo, mas a vontade de ver alguém próximo curada é maior que tudo”, ressaltou Jeferson Cirilo.

A gerente de Ações Estratégicas do Hemocentro de Sergipe, Rozeli Dantas, relatou a iniciativa dos estudantes são importantes para incentivar a doação de sangue entre os jovens. “Quando o Ministério da Saúde estabeleceu que a idade mínima permitida para a doação passou para 16 anos foi um avanço para o serviço. Através dessa mudança esse público juvenil compreendeu à importância da doação de sangue”, frisou ao pontuar. “Estamos sempre abertos para parcerias, precisamos fortalecer cada vez mais esse laço e mostrar para a população o significado da doação para manutenção da vida”, completou.

Autorização

Para doar sangue é preciso está bem de saúde, pesar acima de 50 quilos, ter entre 16 a 69 anos de idade. O público na faixa etária de 16 e 17 anos precisa apresentar o Termo de Consentimento assinado pelos pais ou responsável legal para realizar a doação de sangue. O documento está disponível na unidade no setor de cadastro ou para download no site do Hemose: www.hemose.se.gov.br. Mais informações através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.