Visita técnica explica fluxos de doação e fracionamento do sangue no Hemose

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) recebeu estudantes do Centro de Ensino Grau Técnico para uma visita aos serviços de coleta, análise e fracionamento  do sangue. A atividade educativa além de apresentar a instituição visa estimular o ato regular de doar sangue.
Na primeira etapa da visita o grupo percorreu o ciclo do doador, passando pelos serviços de cadastro, pré-triagem, triagem clinica, coleta de sangue e hidratação do doador.  Na etapa seguinte, eles passaram pelos laboratórios de sorologia, imunodoador e receptor, produção e dispensação de sangue e hemocomponentes, para rede hospitalar. Por ultimo os estudantes conheceram o ambulatório do Hemose que presta atendimento a pacientes portadores de doenças hematológicas e os procedimentos para transfusões sanguíneas.
De acordo com a assistente social e gerente de Ações Estratégicas do Hemocentro, Rozeli Dantas, a visita proporciona conhecimento sobre a prática dos serviços ofertados a população. “Ao percorrer os setores e receber informações dos profissionais que trabalham nos laboratórios eles podem entender a importância do hemocentro para sociedade”, disse.
O professor Elinário Santos acompanhou os estudantes durante a visita. Ele ressaltou a importância da atividade extra sala. “A intenção é fazer essa associação conhecimento teórico ao pratico. Essa experiência é uma oportunidade de aprender através da vivência em todas as etapas que compõe o ciclo do sangue”, frisou.
Consciente da responsabilidade da atividade profissional, a estudante Maria José, avaliou como proveitosa a visita. “Hoje pude entender como funciona o serviço de doação de sangue. O processo compreende o trabalho de muitos profissionais até finalizar com a transfusão sanguínea do paciente no hospital”, comentou.
Atividades
Para realizar o agendamento de visitas técnicas, palestras, campanhas para doação de sangue e o cadastro de medula óssea é necessário entrar em contato com a gerência de Captação de Doadores do Hemocentro de Sergipe. A unidade funciona diariamente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. Mais informações através dos telefones: (79)3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.