Hemose realiza programação artística para festejar o Dia Mundial do Doador de Sangue

Nesta sexta-feira, 14 de junho é celebrado o Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue. Para comemorar a data o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) realiza a partir das 8h30, na recepção da unidade, uma programação especial com acolhimento aos voluntários, apresentação artística da cantora Joseane DyJosa e Jailson do Acordeon, e as campanhas de grupos fidelizados, Chicleteiro Sangue Bom, Mãos Unidas Pra Ajudar de Lagarto e Igreja Batista da Graça.
A celebração faz parte da programação das campanhas dos Festejos Juninos, durante o mês de junho e tem como objetivo promover a conscientização sobre a importância da doação de sangue e realizar a manutenção dos estoques de todos os grupos sanguíneos, A, O, B e Ab, positivo e negativo. “Essa homenagem é para agradecer o compromisso de todos os voluntários que adotaram a doação de sangue como uma responsabilidade pessoal através do ato de doar regularmente”, destaca a gerente de Ações Estratégicas, Rozeli Dantas.
De acordo com a gestora a coleta, o fracionamento e a distribuição do sangue e seus hemocomponentes, plaquetas, hemácias e plasma atende a demanda transfusional na rede hospitalar do Estado. “Aproveitamos a data para convidar todos os doadores a se somar a essa causa, especialmente nesse período em que temos que preparar o estoque de segurança para os atendimentos decorrentes das festividades do São João e São Pedro”, justifica a assistente social.
O Hemocentro de Sergipe conta com um cadastro de 168.119 voluntários que realizam no mínimo uma doação ao ano. A instituição atende 36 unidades, dentre hospitais e maternidades da rede pública e conveniada que efetua transfusão sanguínea. Conforme dados estatísticos essas unidades realizam uma média mensal de pouco mais de duas mil transfusões de sangue.
Para doar sangue é preciso está bem de saúde, ter idade entre 16 a 69 anos e peso acima de 50 quilos. No dia da doação o voluntário deve comparecer ao serviço bem alimentado, também é necessário na noite anterior à doação ter um repouso mínimo de seis horas, não ingerir bebidas alcoólicas nas ultimas doze horas e evitar fumar por pelo menos duas horas. Mais detalhes sobre o serviço através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.
Data
Em 2004 a Organização Mundial da Saúde (OMS) denominou o dia 14 de junho como Dia Mundial do Doador de Sangue. A data foi escolhida em homenagem aniversário de Karl Landsteiner, imunologista austríaco, responsável por descobrir o fator Rh e identificar diferenças entre os diversos tipos sanguíneos humanos.
O Quê: Celebração do Dia Mundial do Doador de Sangue no Hemose
Quando: 14 de junho, Sexta-Feira
Horário: 8h30
Local: Hemocentro de Sergipe, localizado na Avenida Variante 1, s/n, Bairro Capucho, no Centro Administrativo Governador Augusto Franco,  vizinho ao Hospital de Urgência de Sergipe – Huse.