Hemose: Profissionais trocam conhecimento durante capacitação da Hemorrede

O curso de capacitação para o ato transfusional da gerência da Hemorrede do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) enfatizou a importância do monitoramento do procedimento para garantir a segurança do paciente. A atividade reuniu cerca de quarenta profissionais de enfermagem dos hospitais de São Cristóvão, Itabaiana, Propriá, Nossa Senhora do Socorro, Hospital Universitário, Santa Isabel e Unidade de Pronto Atendimento Fernando Franco em Aracaju.
Na oportunidade os profissionais tiraram dúvidas sobre a administração dos componentes do sangue, plaquetas, hemácias e plasma; Tipos de reações, e os testes pre-transfusionais: prova de compatibilidade, pesquisa de anticorpos irregulares, prova cruzada, tipagem sanguínea, reclassificação ABO, prova direta e reversa.  Os temas foram abordados pelo enfermeiro Rodrigo Damasceno e o biomédico Jandson Marques, responsáveis pela capacitação.
De acordo com a médica Mariamalia Newton Andrade, gerente da Hemorrede do Hemose, o setor coordena o treinamento destinado aos profissionais que atuam diretamente com a hemoterapia, procedimentos que envolvem a aplicação de sangue. “Foi um momento importante onde capacitamos um público com mais de 150 participantes, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem. Também salientamos a importância do serviço de hemovigilância onde os profissionais devem fazer o registro de possíveis reações transfusionais”, acrescentou.
A enfermeira Indnayara de Melo, gerente de Pronto Socorro do Hospital Regional de Propriá São Vicente de Paula, avaliou como positiva a capacitação. “Tivemos temas pertinentes a pratica cotidiana dos hospitais. Frequentemente as equipes multidisciplinares tem dúvidas relacionadas à solicitação da  administração do hemocomponentes. Esse momento foi bastante proveitoso”, comentou
“Foi importante para tirar duvidas, conhecer a realidade de outros colegas nos hospitais. Aqui também foi um espaço para adquirir novos conhecimentos que com certeza serão repassados para outros profissionais nas unidades em São Cristóvão”, afirmou a biomédica, Elizabelle Aparecida Melo Rocha.
Treinamento
Para mais informações sobre treinamentos em hemoterapia dos serviços de saúde públicos e privados do Estado de Sergipe, basta entrar em contato com a gerência da Hemorrede, no Hemose, de segunda a sexta-feira, no horário, das 8h às 16h, através dos telefones: (79)3225-8000 e 3225-8071.