Hemose registra 251 doações de sangue no final de semana que antecedeu o São João

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) realizou no último final de semana,  361 atendimentos com 251 doações de sangue. Somente no sábado, 22, a campanha da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) colaborou com 88 doações de  grupos de jovens oriundos dos municipios de Aracaju, povoado Aguilhadas em Pirambú, Ribeirópolis e Nossa Senhora do Socorro.
A ação solidária contou com o apoio de jovens Adventistas, Willams da Silva, doador do sangue A positivo.  “Sempre que posso faço questão de prestar minha ajuda e solidariedade com as pessoas que necessitam. Hoje realizei minha quarta doação, pensando apenas em doar amor ao próximo”, disse o jovem.
Para Flora Soliano, 23 anos e Larissa Machado, 25, optaram em realizar a adesão ao cadastro de medula óssea. “Peguei informações e achei importante fazer esse cadastro. A chance de encontrar doador compatível é muito remota”, comentou Soliano. “Devemos ajudar sempre, por isso me cadastrei”, completou Larissa.
O pastor Denill Morais Sousa, líder jovem da Igreja Adventista em Sergipe, acompanhou a ação até o final. “A igreja é parceira dos hemocentros no Brasil. Colaboramos través das campanhas e projetos que mobilizam todos os evangélicos para esse gesto de compaixão com todos os irmãos que aguardam uma chance de cura”, destacou.
De acordo com a assistente social e gerente de Ações Estratégicas, Rozeli Dantas, a Igreja Adventista é parceira do Hemose há cerca de sete anos. Ela lembrou que os grupos fidelizados desenvolvem um papel de extrema importância para doação de sangue.  “Essa mobilização do sábado vem reforçar o compromisso com o próximo e ajuda na manutenção dos estoques. Precisamos lembrar que o sangue coletado diariamente, passa por análises sorológicas, depois é processado e dispensado para rede hospitalar”, detalhou a gestora.
Critérios
Estão aptos a doar sangue candidatos em bom estado de saúde, idade entre 16 a 69 anos, peso acima de 50 quilos. Menor de 18 anos somente com termo de autorização dos pais ou responsável legal. É necessário apresentar documento de identidade original e com foto válido em todo território nacional. O documento está disponível para download no site do Hemose: www.hemose.se.gov.br. Mais informações através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.