Militares da Capitania dos Portos colaboram com doação de sangue

O serviço de doação de sangue Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) recebeu um grupo com pouco mais de vinte voluntários da Capitania dos Portos de Sergipe na terça-feira, 25. A iniciativa teve como objetivo colaborar com os estoques de todos os grupos sanguíneos A, O, B e Ab, positivo e negativo.  “As campanhas são programadas anualmente pelo comando e hoje retornamos para prestar mais esse apoio a sociedade”, informou a tenente, Gardênia de Oliveira.
Conforme Rozeli Dantas, gerente de Ações Estratégicas a campanha de grupos fidelizados a exemplo, dos militares da Marinha do Brasil contribuem para manutenção do atendimento transfusional da rede hospitalar do Estado. “A parceria com a Capitania dos Portos de Sergipe e com outras instituições militares é uma ação de responsabilidade social que ajuda a salvar vidas com a participação de doadores fidelizados”, destacou.
Essa doação fidelizada diz respeitos às pessoas que doam cumprindo os intervalos previstos na legislação, homem a cada dois ou três meses e mulher a cada três ou quatro meses.  Deyvisson da Conceição Santana, Pablo Kayc e Lucas Oliveira participam das campanhas da Capitania dos Portos regularmente com o sentimento comum, servir ao próximo. “É gratificante saber que com essa atitude vamos ajudar a salvar vida”, afirmam.
Nessa última semana do mês de junho o Hemocentro de Sergipe, prossegue com a programação da campanha junina, para ampliação das doações  de sangue. O trabalho reunirá os grupos de Estância, Divina Pastora, projeto Impacto Jovem Missionário da Igreja Batista, Mãos que Ajudam da Igreja Jesus Cristo dos santos dos últimos Dias e Escola de Enfermagem Grau Técnico.
Para doar sangue o candidato precisa passar pelo:  Cadastro – registro dos dados do doador; Pré-triagem – realiza a aferição da temperatura e retira uma gota de sangue na ponta do dedo para verificar a presença de anemia; Triagem clinica – entrevista confidencial com um profissional que avalia os riscos da doação para o doador e o receptor.  A última etapa é a coleta de uma bolsa com no máximo  450 ml de sangue com uma duração de até 15 minutos.Mais informações sobre o serviço de doação, palestras e hemotur, através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.