Hemose: Atividades de integração colaboram com o tratamento de pacientes com enfermidade do sangue

Para o cuidado e a promoção do bem estar dos pacientes que realizam tratamento no ambulatório do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) o serviço organiza periodicamente atividades sociais voltadas à integração. “Temos um calendário que ocorre anualmente para marcar datas comemorativas como o Dia da Hemofilia, a celebração do Carnaval, Festas Juninas, Dia das Crianças e Natal”, destacou o gerente do setor, Weber Santana Teles.
Conforme o biomédico as ações sociais coordenadas pela equipe multidisciplinar são destinadas ao público adulto e infantil e contemplam palestras sobre os tratamentos e medicações disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), infusão de fator de reposição, oficina de pintura, rodas de conversas, além de atividades lúdicas realizadas no ambulatório da unidade.
“Os projetos visam à integração das pessoas portadoras de hemofilia, anemia falciforme, doença de Gaucher, Won Willebrand. Eles podem levar uma vida igual a de outras pessoas e, estudar, trabalhar e constituir família”, destacou Weber ao ressaltar a importância da participação da família. “Quanto mais apoio esses pacientes receberem melhor será seu convívio com as enfermidades”, frisou.
A apresentação da quadrilha junina Eternos Heróis de Malhador foi o último evento social que integrou pacientes, profissionais e familiares. A programação teve início com dinâmica de apresentação conduzida pela assistente social, Andrezza Ribeiro e a psicóloga Karine Tavares. “Através da realização de atividades lúdicas, como a pintura os paciente podem ampliar o olhar em relação à doença. Já os eventos sociais como as apresentações de grupos e rodas de brincadeiras, estimulam a alegria e a felicidade, para que eles saiam desse ambiente do tratamento”, justificou Karine.
Integração
Ester da Silva mãe do paciente Durval Militão de Araújo, que realiza tratamento para hemofilia faz questão de acompanhar o filho junto com a irmã, Maria Julia. “A equipe do Hemose recebe meu filho com muito carinho. Esse contato com outras pessoas que também vivem com a mesma doença é essencial para o desenvolvimento dele”, comentou.A dona de casa Simone Santos de Jesus Anjos acompanha o tratamento para controle da anemia falciforme de Gean Crisley. “Ele precisam viver com a doença e também fazer tudo que uma criança normal faz”, acrescentou.
Atendimento
Para ter acesso aos serviços ofertados no ambulatório do Hemose o paciente precisa apresentar um documento de identidade e o encaminhamento médico para o tratamento de Hemofilia, Anemia Falciforme, Won Willebrand, Gaucher, dentre outras enfermidade do sangue. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 7h30 às 17h. Mais informações através dos telefones: (79)3225-8000 e 3225-8046.