Adolescentes com idades entre 16 a 17 anos doam sangue incentivados pelos pais

Pedro Henrique Porto Andrade, 16 anos, cursa o 2º ano do Ensino Médio e decidiu seguir o exemplo dos pais e se tornar um doador voluntário de sangue.  Na sala de coleta do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) o estudante comentou da satisfação em poder doar. “Meus pais são doadores, minha mãe sempre me convida para acompanha-la. Achei tudo muito seguro e tranquilo. Irei retornar sempre”, declarou o novo doador.
Cristiane Cardoso de Andrade, mãe de Pedro, relatou que passou a doar sangue há cerca de cinco anos. Ela disse que sua motivação surgiu a partir do serviço de voluntariado que realiza na ala Azul e no serviço de oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). “Eu presto apoio aos pacientes desses setores, suas limitações e a fragilidade dos familiares, me despertou para ser uma doadora de sangue”, resumiu ao informar. “Sou Ab negativo. Sangue raro”, justificou.
Para o menor de idade, na faixa etária de 16 a 17 anos poder doar sangue é necessário a apresentação do termo de autorização. O documento é um formulário próprio, fornecido na unidade, e está disponível para download no endereço eletrônico: www.hemose.se.gov.br. No ato do cadastro no hemocentro, o voluntário faz a entrega do termo devidamente preenchido, assinado e com cópias do documento de identidade do menor doador e do responsável legal.
De acordo com a gerente de Ações Estratégicas do Hemose, Rozeli Dantas, o público juvenil é bastante receptivo aos pedidos de pai, mãe e irmãos, que já são doadores de sangue. “Diariamente recebemos campanhas promovidas por escolas que organizam gincanas ou feiras de ciência trabalhando a temática doação de sangue. Eles acabam vindo ao Hemose para pesquisar e também doam sangue pela primeira vez”, detalhou a assistente social.
Serviço
Estão aptos a doar sangue candidatos em bom estado de saúde, idade entre 16 a 69 anos, peso acima de 50 quilos. É necessário portar documento de identidade original, com foto, válido em todo território nacional. No dia anterior a doação de sangue é preciso dormir pelo menos 6 horas, e não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecede o procedimento. Mais informações através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174 ou pelo e-mail: ssocial.hemose@fsph.se.gov.br.