Palestra alerta para importância de cuidados com a saúde

“Amadurecimento ativo”. Com esse tema, profissionais de educação física realizaram uma abordagem sobre os cuidados com a saúde para qualidade de vida e prevenção de doenças silenciosas como, hipertensão, diabetes e obesidade. A atividade nesta terça-feira, 23, contou com a participação de funcionários da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH) e do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose).
A palestra educativa integra o Programa de Preparação para a Aposentadoria (PPA) do plano de estágio institucional realizado em parceria com o Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Na ocasião o profissional de educação física, Ayslan Jorge Santos de Araújo, destacou a importância de um planejamento na rotina de atividades físicas regulares sob a supervisão de um profissional. “Os funcionário passam muito tempo sentados, é essencial que os mesmos criem uma rotina de exercícios em seu ambiente de trabalho e fora”, salientou.
Durante a segunda a apresentação Izabella Cristina da Silva Santos, profissional residente em saúde da Família do Hospital Universitário (HU) apresentou dados estatísticos relativos as principais enfermidades que atingem a população sedentária. “Os números comprovam o aumento de pessoas com diabetes, pressão alta e obesidade. Com essa palestra queremos alertar para necessidade desse olhar para si mesmo, entender seus limites e se auto cuidar”, destacou.
A atividade proposta pelo estagiário do 9º período de psicologia, Everton Ribeiro dos Santos, monitorado pela psicóloga do hemocentro, Karine Tavares reuniu gestores, funcionários novatos e aqueles próximo da aposentadoria. “Semanalmente estamos realizando dinâmicas de grupo, orientação e palestras sempre com o olhar voltado para o cuidado com a saúde física e mental”, frisou Everton.
Participação
“Foi bastante positivo esse momento, assim podemos visualizar a importância da pratica de exercícios físicos para saúde em todos os seus aspectos, físico, social e emocional dos profissionais que em algum momento de sua vida irão se afastar de suas atividades profissionais”, comentou Rozeli Dantas, gestora da Captação.
Para o servidor público, Wellington Santana, a palestra também foi uma oportunidade para tirar duvidas sobre o corpo. “Realmente não tenho costume de fazer exercícios e cuidar da nossa saúde é vital”, confirmou.