Hemose inicia nesta quinta capacitação em imunohematologia
O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) inicia nesta quinta-feira, 25, no horário das 8h30 às 17h, uma capacitação na área de Imunohematologia. A atividade no auditório da unidade, é realizada em parceria com a indústria Bio-Rad, tem como público alvo técnicos de laboratório, biomédicos, farmacêuticos, bioquímicos, que atuam na Hemorrede de Sergipe, encerra na sexta-feira, 26.
Em dois dias os profissionais irão rever conceitos e técnicas, relativas ao Sistema ABO e Subgrupos, Outros Sistemas de Grupos Sanguíneos, Pesquisa e Identificação de Anticorpos Irregulares (PAI), Provas de Compatibilidade Sanguínea, Doença Hemolítica do Recém-Nato (DHRN), Noções de reações transfusionais imunológicas, técnicas Imunológicas, dentre outros.
De acordo com a gerente de Imunohematologia do Hemose, Ana Paula Prata, a capacitação será uma grande oportunidade para troca de conhecimentos, debates e fortalecimento entre as equipes de trabalho do hemocentro e os profissionais que trabalham com hemoterapia nos hospitais e maternidades de Sergipe.
“A imunohematologia estuda e classificação dos grupos sanguíneos e ocorrências de reações transfusionais, por meio de reações imunológicas entre aglutinogênios – estruturas presentes na membrana das hemácias que são herdadas geneticamente dos pais e determinam os diversos grupos sanguíneos e anticorpos – proteínas responsáveis pela defesa imunológica do organismo”, informa a biomédica ao ressaltar que a capacitação tem como finalidade a padronização dos procedimentos nos laboratório para minimizar possíveis reações nos pacientes.
Educação
O processo de qualificação dos profissionais que trabalham com o ciclo do sangue visa à promoção de melhorias contínuas na prestação dos serviços de hemoterapia e hematologia. O trabalho realizado pelo Hemocentro de Sergipe busca assegurar uma segurança transfusional cada vez mais efetiva na rede hospitalar com o envolvimento de todos os profissionais da saúde.