Ação solidária trabalha a conscientização para doação de sangue regular

A ação ‘Grau Solidário. Doe sangue. Salve vidas’, estimulou a adesão de alunos dos cursos de Radiologia e Enfermagem para doação de sangue e o cadastro de medula óssea no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). A iniciativa solidária organizada pelo Centro de Ensino Grau Técnico, em Aracaju visa chamar a atenção para conscientização sobre a importância do ato de doar sangue regularmente.
Segundo a gerente de Ações Estratégicas, Rozeli Dantas as campanhas de grupos fidelizados são instrumentos para colaborar com a manutenção dos estoques de todos os grupos sanguíneos. “A cada visita técnica ou as doações conjuntas promovidas pelo Grau Técnico recebemos alunos doadores e novas adesões ao serviço, eles estão realizando mais uma ação de responsabilidade social que ajuda a salvar vidas”, destacou a assistente social.
No grupo Anderson Pereira dos Santos Nascimento e Alysson Daniel Oliveira Ludovice do curso de radiologia relataram com doam sangue pelo menos duas vezes ao ano. “Venho de forma espontânea e, também quando algum conhecido está precisando”, contou Nascimento que é doador há cerca de três anos.
Mônica Santos também participou da campanha e optou em fazer o cadastro para doador de medula óssea. Ela preencheu um formulário e doou uma amostra com 4 ml de sangue para testes de Histocompatibilidade (HLA). “Já tinha pensado nesse serviço, mas a oportunidade só apareceu mesmo com a campanha da escola. Se algum dia eu for compatível doarei minha medula com muita alegria”, avisou a estudante do curso técnico em enfermagem.
Critérios
Para doar sangue, basta estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 50 quilos e portar documento de identidade original, com foto, válido em todo território nacional.  Menor de 18 anos somente com termo de autorização dos pais ou responsável legal. Mais informações através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.