Atividades Hemose

O Centro de Hemoterapia de Sergipe - Hemose integra a rede do serviço de saúde da Secretaria de Estado de Saúde - SES. Implantado em 14 de novembro de 1980, teve por finalidade básica planejar e executar a política de sangue em Sergipe.  A Lei 2.387, de 02 de setembro de 1982, transforma a instituição em autarquia pública.

A partir dessa transformação, o serviço passa a funcionar em sede própria, localizado no Centro Administrativo Governador Augusto Franco, Bairro Capucho, ao lado do Hospital de Urgência de Sergipe - Huse.

O Hemose realiza o serviço de coleta, processamento, armazenamento e distribuição de sangue e hemocomponentes sob rigorosos cuidados, que vai desde a seleção dos doadores, os ensaios sorológicos, imunohematológicos, conservação, até a utilização do produto em transfusões e  procedimentos hemoterápicos. O Centro de Hemoterapia também dispõe de atendimento ambulatorial para  portadores de doenças hematológicas.

Todo o processo de coleta, processamento e dispensação do sangue é realizado por profissionais capacitados nos Laboratórios de Imunohematologia, Sorologia, Fracionamento e Garantia da Qualidade.

A equipe é composta por médicos (hematologistas e clínicos), biomédicos, biólogos, bioquímicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos, técnicos de laboratório, odontologos, além de profissionais de apoio.

Devido a necessidade de ampliação dos serviços, o hemocentro coordenador, deu início ao processo de criação das agências transfusionais que funciona no Hospital de Urgência de Sergipe  - Huse;  Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, e Hospitais Regionais dos municípios de Nossa Senhora do Socorro, Lagarto e Itabaiana.