Qualidade e Biossegurança

INTRODUÇÃO 

Dirigir e operar uma organização com sucesso requer que sua gestão seja feita de forma sistemática e transparente. Convém que o sucesso seja resultante da implementação e manutenção de um sistema de gestão projetado para melhorar continuamente a eficácia e eficiência do desempenho da organização mediante a consideração das necessidades das partes interessadas. A gestão de uma organização inclui, entre outras modalidades, a GESTÃO DA QUALIDADE. 

O Sistema de Gestão de Qualidade - SGQ é o conjunto de elementos inter-relacionados ou interativos que envolvem procedimentos, processos e recursos, necessários para estabelecer a política e objetivos, que vão dirigir e controlar a instituição no que diz respeito à qualidade. Os benefícios de um SGQ, podem ser facilmente percebidos se um sistema eficaz tiver sido implantado visando a sua adequação aos objetivos e metas da organização. Dentre eles, cita-se:

  • Confiabilidade;
  • Reconhecimento da comunidade e de seus pares;
  • Evita erros e repetições de trabalho;
  • Facilita rastreabilidade dos dados;
  • Facilita a organização de trabalho e a comunicação dos dados obtidos;
  • Satisfação dos usuários aumentada;
  • Maior eficiência como resultado do foco na prevenção e não na correção;
  • Melhoria do estado de espírito e motivação dos colaboradores, que podem trabalhar de maneira mais eficiente, tanto pela definição e controle dos processos de trabalho, quanto pelo investimento em capacitação.