Cadastro de Medula Óssea

O que é transplante de medula óssea?

É um tipo de tratamento proposto para algumas doenças que afetam as células do sangue, como leucemia e linfoma. Consiste na substituição de uma medula óssea doente, ou deficitária, por células normais de medula óssea, com o objetivo de reconstituição de uma nova medula saudável. O transplante pode ser autogênico, quando a medula vem do próprio paciente. No transplante alogênico a medula vem de um doador. O transplante também pode ser feito a partir de células precursoras de medula óssea, obtidas do sangue circulante de um doador ou do sangue de cordão umbilical.

Como é feita a doação?

O doador voluntário vai até o Hemose, preenche um formulário com dados pessoais. Em seguida é coletada uma amostra de sangue. Estes testes determinam as características genéticas que são necessárias para a compatibilidade entre o doador e o paciente. As informações são encaminhadas para o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME). 

O procedimento inicia com o preenchimento de uma ficha com informações pessoais. Em seguida é retirada por sua veia 10 ml de sangue.

O sangue será tipificado por exame de histocompatibilidade (HLA), um teste de laboratório que serve para identificar as características genéticas que podem influenciar no transplante. O tipo de HLA será incluído no cadastro.

Após a conclusão do processo de identificação os dados serão cruzados com os dos pacientes que precisam de transplante de medula óssea constantemente. Se o candidato for compatível com algum paciente, outros exames de sangue serão necessários.

No caso da compatibilidade ser confirmada, o candidato será consultado para confirmar se deseja realizar a doação. O atual estado de saúde será avaliado.

doação da medula óssea é um procedimento que se faz em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, e requer internação por um mínimo de 24 horas. Nos primeiros três dias após a doação pode haver desconforto localizado, de leve a moderado, que pode ser amenizado com o uso de analgésicos e medidas simples. Normalmente, os doadores retornam às suas atividades habituais depois da primeira semana.


Importante 

O candidato a doador de medula óssea deve manter o cadastro sempre atualizado. Caso haja alguma mudança, a pessoa deve entrar em contato com o REDOME: (21) 3970-4100 / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo." style="text-decoration: none; outline: none; color: #009aca;">O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

O Transplante de Medula Óssea é a única esperança de cura para muitas pessoas portadores de leucemias e outras doenças do sangue.