Hemose: Instituições de ensino atuam como agente incentivador para doação de sangue

O trabalho de captação de doadores de sangue envolve sensibilização e conscientização sobre o ato regular da doação. Para ampliar o alcance do público envolvido com o serviço, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) conta com parcerias como, o Instituto Federal de Tecnologia de Sergipe (IFS) que segue com um calendário de palestras em suas unidades de ensino na Grande Aracaju.

As ações para estimular a doação de sangue definidas pela gerência de Captação de Doadores e a diretoria de Assuntos Estudantis, iniciou na unidade do IFS localizado, no Marcos Freire I, em Nossa Senhora do Socorro. “Essa segunda palestra foi mais uma oportunidade tirar dúvidas junto aos alunos. Agora irei fazer um levantamento em todas as turmas dos alunos interessados em doar sangue. Definido esse quantitativo iremos agendar uma campanha e deslocá-los até o serviço”, informou o coordenador de Assuntos Estudantis, Lucas Santana Soares de Araújo.

Durante a atividade educativa a assistente social, Adineuza Cardoso, explicou que a doação de sangue requer o cumprimento de critérios básicos. “No hemocentro o candidato à doação passa pelo cadastro para realizar o registro de informações pessoais, em seguida segue para pré-triagem, onde é feito um teste do nível de ferro de sangue. Depois tem uma entrevista clinica e, se o candidato estiver apto, é liberado para efetivar a doação de no máximo 450 ml de sangue”, detalhou a profissional.

Em relação à divulgação sobre o detalhamento do serviço, a gerente de Ações Estratégicas, Rozeli Dantas salientou que as parcerias têm uma finalidade comum, ajudar a salvar vidas. “Diariamente recebemos contatos de empresas e voluntários para solicitar a realização de palestras, visitas técnicas e agendamento de campanhas para doação de sangue. Esse trabalho visa aumentar o número de doadores de sangue fidelizados ao serviço”, justificou.

Serviços

O Hemocentro de Sergipe disponibiliza para o público os serviços de agendamento de campanhas para doação de sangue, cadastro de medula óssea, palestras e visitas técnicas. Para saber como realizar as solicitações basta entrar em contato com o Serviço de Captação de Doadores. A unidade funciona diariamente de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h. Mais informações através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.