Hemose realiza treinamento para manuseio de novo equipamento para coleta de plaquetas por Aférese

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) unidade gerida pela Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH) iniciou nesta quarta-feira, 3, o treinamento prático para operacionalização da nova máquina de Aférese, metodologia que permite separar do sangue total, apenas as plaquetas. A capacitação com a participação de técnicos de enfermagem e enfermeiros visa ampliar o conhecimento, sobre os processos de coleta.

Com o novo equipamento o Hemocentro de Sergipe, passa a operar com uma tecnologia de ponta que tem como benefício, o fato de ser portátil e proporcionar mais conforto ao doador, já que o procedimento é realizado com um acesso venoso único, ou seja, utiliza apenas um braço do voluntário.

“O aparelho também permite personalizar parâmetros oferecendo flexibilidade para adequar-se aos diversos perfis de doadores e ainda oferece a possibilidade de coletar plaquetas em bolsas simples e duplas”, destacou a assessora técnica para Gestão de Equipamentos da Fundação Parreiras Horta, Rita de Cássia Farrapeira.

Durante as aulas, teórica e pratica a enfermeira e consultora da Fresenius, Mércia Sampaio ressaltou que a máquina para doação de plaquetas por Aférese é de importância vital para os pacientes. “Com esse método é possível extrair de um único doador, o volume e quantidade de plaquetas idênticas, a de seis a oito doadores numa doação de sangue tradicional”, explicou ao informar que máquina opera com um kit composto pela bolsa e conectores, que são interligados entre o aparelho e o doador.

A infusão de plaquetas é recomendada para o tratamento de paciente portador de câncer, leucemias, anemias agudas e doenças do sangue como Anemia Falciforme. Também é solicitada para realização de grandes cirurgias, a exemplo do coração e torácica, e nas pessoas submetidas a transplante de medula óssea, dentre outros.

Aférese

Os critérios para ser um doador de plaquetas por Aférese é ter idade entre 18 a 59 anos e estar em bom estado de saúde. No momento da avaliação, feito por um profissional no Hemocentro de Sergipe é considerado candidato em potencial, o voluntário que doa sangue com regularidade, com peso acima de 60 quilos e que o exame de contagem de células seja acima de 200 mil plaquetas. . Mais informações junto ao serviço de Captação de Doadores através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.